10 março, 2017

IV Simpósio Nabuco de Retórica e Filosofia Aplicada ao Direito

A Coordenação do Curso de Direito da Faculdade Joaquim Nabuco (FJN), unidade Recife/PE, realiza em 22 e 23 de março de 2017 mais um SIMPÓSIO NABUCO DE RETÓRICA E FILOSOFIA, agora em sua quarta edição, com a temática: “ÉTICA E CRISES NA SOCIEDADE E NO DIREITO. Além disso, convoca todo corpo discente para apresentação de trabalhos vinculados à temática em questão ou a temas relevantes para a reflexão do Direito.

Os palestrantes confirmados são:
Dra. Graziela Bachi Hora – “Retórica, relativismo e ética”.



Dra. Virgínia Colares Soares Figueiredo Alves– “Pragmática Jurídica é a mesma coisa que Pragmática Linguística?"



Dr. João Janguie Bezerra Diniz – “A Irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas, e os Direitos Fundamentais”.



Dr. Artur Stamford da Silva – “Ética e Direito na teoria dos sistemas de Niklas Luhmann”.



Dr. Alexandre Ronaldo da Maia de Farias - "A crise do conceito de constituição: por uma sociologia das constituições?"



Dr. Rômulo Jose Francisco de Oliveira Junior – “Cultura política entre os intelectuais da Faculdade de Direito do séc. XIX”.



Dr. Pablo de Lima Falcão – “DO CREPÚSCULO DO DEVER À AURORA DA LIBERDADE: o problema de como podemos ser individualistas coletivamente responsáveis?” 



Drndo. Ítalo José da Silva Oliveira  -  “Lógica e retórica”.



Drndo. Ronaldo Carvalho Bastos Júnior – “A técnica Jurídica como prática política: as escolhas estratégicas no exercício da judicatura”.



Msc. Joelson Lima Vale – “A retórica da ilusão das massas pelos governos”.



Drndo. José Lourenço Torres Neto – “A Ética e os limites da Interpretação”.



Msndo. Renato Hayashi Correia de Oliveira – “Judicialização da Política: um estudo de caso”.



Dr. Diógenes Teófilo de Jesus – “Crise na Administração Pública: planejamento tributário e guerra fiscal”.

Pode a sociedade e seus representantes ser éticos com ou sem os limites do Direito? Que contribuições a ciência do Direito poderia prestar na formação de uma sociedade mais justa e ética?

Com questionamentos como esses é que o IV Simpósio Nabuco de Retórica e Filosofia Aplicada ao Direito terá por objetivos:

Integrar a comunidade acadêmica local por meio de uma reflexão à respeito das crises institucionais atuais que instigam a sociedade e o mundo do Direito nacional.

Docentes e alunos de várias Instituições de Ensino Superior que observam os fenômenos jurídicos terão a oportunidade de trazer ao debate suas pesquisas e conclusões interdisciplinarmente a respeito das várias crises que envolvem os ramos do Direito sob a ótica da Ética filosófica e jurídica.

Também é objetivo do evento estimular a comunidade acadêmica da Faculdade Joaquim Nabuco a novas pesquisas e críticas acadêmicas que fortaleçam a formação integral (teórico e prática) de seu corpo institucional formando cidadãos íntegros e conscientes.


Na ocasião, vários alunos do Grupo de Estudos de Filosofia e Retórics apresentarão trabalhos científicos, que resultarão na publicação de artigos ou livro.


 Veja e propague, também: