A série de artigos que publicarei neste Blog, este incluído, se dedicarão a resumir uma revisão histórica aglomerantemente informativa acerca da História do Direito e a história do ensino da Retórica e, principalmente, as implicações argumentativas da história da retórica segundo minha visão. Pra quem estuda o Direito e gosta de História, garanto que será gratificante.
O ensino, a religião e o Direito foram fortes elementos da cultura europeia no século XIX. Um ponto de intercessão nesses três grandes sistemas sociais foi a presença marcante da retórica. Essa constatação exige estudos aprofundados pelo menos por duas razões: a marginalização que o estudo da retórica sofre hodiernamente e a dispersão das informações históricas que se ocultam em cada uma dessas áreas especificamente.
A influência religiosa jesuíta nos centros culturais
lusitanos e as origens do ensino da retórica em Portugal
O ensino, a religião e o Direito foram fortes elementos da cultura europeia no século XIX. Um ponto de intercessão nesses três grandes sistemas sociais foi a presença marcante da retórica. Essa constatação exige estudos aprofundados pelo menos por duas razões: a marginalização que o estudo da retórica sofre hodiernamente e a dispersão das informações históricas que se ocultam em cada uma dessas áreas especificamente.
Nos estudos das “primeiras letras” até o ensino “superior”, a
retórica estava incluída. Para o acesso aos ensinamentos de Leis, o Direito,
foi pré-requisito obrigatório o estudo da retórica; necessário que era ser
aprovado nos cursos preparatórios aos cursos jurídicos. No aprendizado e na
prática religiosa ela também teve posição de destaque, nunca subestimada pelos
estudos doutrinários e filosóficos a ela relacionados. Foi a religião que
produziu os mais importantes tratados de retórica daquele século; aos quais,
provavelmente, Teixeira de Freitas teve acesso, vez que as línguas portuguesa e
latina possibilitavam essa aproximação daquela cultura comum a Portugal e ao
Brasil.
A religião modelou fortemente o ensino lusitano e, como
referido, com ela também veio todo o peso do estudo da (sua) retórica. Antes da
reforma pombalina, [1] Portugal,
internamente, manteve uma união com o cristianismo como fruto da reconquista do
território ibérico dos mouros. Quando se iniciou a expansão ultramarina
lusitana do século XVI, esta se manteve associada também à expansão da “fé”.
Porém, o século seguinte foi marcado por um acirramento da escolástica e da
mística religiosa, apesar da cientificidade e do progresso tecnológico ter se
difundido e multiplicado durante a expansão colonial que, paradoxalmente,
também conduzia os jesuítas e suas recomendações.
A Europa passava pelas intervenções da Reforma protestante e
sua atitude científica, o que exasperava a censura e o controle do ensino nos locais
onde o catolicismo “imperava”. Portugal não ficou fora disso. Por causa da
censura literária, os portugueses foram impedidos de terem acesso a qualquer
obra que contrariasse o credo ideologicamente dominante o que incluiu o estudo
e o ensino das experiências do pensamento. O Index Librorum Prohibitorum
publicado pelo Papa Pio IV no final do Concílio de Trento em 1564 intensificou
a censura. Ainda em 1593 a Companhia de Jesus fez a seguinte recomendação para
aumentar seu controle sobre a cultura intelectual, especialmente nos centros de
ensino:
Os mestres da filosofia não se afastem de
Aristóteles em coisa alguma de importância a não ser que se obedeça algum ponto
contrário à doutrina que defendem geralmente as universidades e muito mais se
repugna à fé ortodoxa [...] Não introduzam qualquer questão ou opinião nova,
que não esteja defendida por algum bom autor, sem consultar o assunto com os
seus superiores, nem defendam algo contra os princípios dos filósofos
(escolásticos) e contra o uso corrente nas escolas. Entendam também que, se
houver mestres inclinados à novidade ou de engenho demasiado livre, devem ser
removidos sem falta do ofício de ensinar. [2]
Ou seja, os predicados daquela doutrina ortodoxa não podiam
incluir opiniões “novas”. “Nova” não significava necessariamente alguma
novidade; qualquer ideia ou interpretação que não fosse segundo a filosofia
escolástica e, essa, não fosse de uso corrente nas escolas, era uma “novidade”,
não importando quando foi formulada. A liberdade da ortodoxia era punida com a
remoção do magistério, na mais branda das sanções. Também das recomendações se
apreende que até as ideias de Aristóteles, que eram uma referência e ali se constituíram
como marco teórico geral, só podiam ser ensinadas nos pontos que a tradição
recomendava.
Contudo, esse controle não se limitou às universidades. Na
impossibilidade de cercear esses centros, esse sistema se antecipou em criar um
“filtro ideológico” nas escolas preparatórias e primárias. O principal centro
cultural de Portugal ficava em Coimbra. Ali estavam autonomamente, tanto o Real
Colégio das Artes e Humanidades,[3]
como a Universidade de Coimbra. [4] Os chamados “estudos menores” eram realizados
no Colégio das Artes, incluindo a retórica. [5]
Quem desejasse ingressar nos cursos universitários tinha que passar
necessariamente por esse Colégio. É importante ressaltar que o Colégio das
Artes foi dominado pelos jesuítas desde 1555, que, dessa forma, controlou
(previamente) também os estudos da Universidade. [6] Em
1561, por alvará da Regente de Portugal, a rainha D. Catarina (1540 – 1614),
passou a ser obrigatória uma certidão do Colégio para a matrícula nas
faculdades da Universidade de Coimbra. A partir de 1639 o controle tornou-se
ainda mais rígido quando as recomendações não foram suficientes e se introduziu
a Ratio Studiorum [7] também
na Universidade, uma influência que durou até 1759, quando os jesuítas foram
expulsos temporariamente de Portugal e suas colônias.
No Real Colégio das Artes esse poder e controle reprimiam
opositores na educação. Dentro do colégio se abusou do poder da Inquisição,
como aconteceu durante a intriga entre “bordaleses” e “parisienses” de 1547 a
1550. À frente do colégio recém-inaugurado em 21 de fevereiro de 1548, André de
Gouveia (1497 – 1548), [8]
que já tinha sido docente em Bordeaux, França, daí “bordaleses”, e trouxera
consigo outros docentes, [9] rivalizou
com um grupo já estabelecido, os "parisienses", grupo que estudou em
Paris, relegando-os a um segundo plano. Pelo conflito que a questão gerou, a
Inquisição encontrou no Colégio um ótimo terreno para deter e perseguir vários
professores, acusados de tendências protestantes. Os integristas “bordaleses”,
que defendiam uma abertura cultural e religiosa, foram intensamente combatidos
pelos seus opositores, que igualavam a causa de Erasmo com a de Lutero e, por
isso, achavam que tal abertura não era compatível com uma manutenção simultânea
da sua ortodoxia. Assim, os "parisienses" acusaram os "bordaleses"
de heresia, tornando-os, por fim, vítimas do Santo Ofício. [10]
O ambiente que se vivia com a implantação da Inquisição, as atividade
do Santo Ofício e a adoção das medidas do Concílio de Trento, isolou a ação do
Colégio das Artes que passou a ter dificuldades em manter a continuidade de
projetos culturais mais avançados. O Colégio foi entregue aos Jesuítas em 1555
e entrou em conflito com a Universidade relativamente à concessão de graus
acadêmicos e acabou por perder a sua autonomia, fatos que o levaram à sua
natural extinção, acelerada quando os Jesuítas decidiram fundar em Évora [11]
outro tipo de universidade em 1558. [12] É bom trazer à
memória que os jesuítas dirigiram 34 faculdades e 17 residências até
1760, quando entrou em vigor a reforma de ensino em Portugal. No Brasil,
possuíam 25 residências, 36 missões e 17 faculdades e seminários. [13]
O método de ensino para todos esses centros educacionais se
fundava no já referido Ratio Studiorum, o manual jesuíta que vigorou
sem modificações até 1832, reproduzido em 1591 conforme a orientação do colégio
de Évora. Outras regras daquele manual para os docentes eram: o uso obrigatório
do latim, a obrigatoriedade dos Teólogos de possuírem o texto do Concílio
Tridentino, um exemplar da Bíblia, a recusa da novidade de opiniões, e, sem
muito critério, a recusa da leitura dos interpretes de Aristóteles infensos ao
cristianismo, entre outras. [14]
Universidade de Coimbra, Portugal
De 1555 até 1772 os jesuítas “dirigiam” o ensino na
Universidade de Coimbra. A partir desse ano, com a reforma pombalina, passaram
a vigorar os Novos Estatutos daquela escola, mas só em 1836 é que foi criado o
“curso de Direito” em Portugal, deixando de existir a divisão entre as
faculdades de Leis e Cânones, pois os estatutos pombalinos de 1772 não
promoveram a criação de tal curso. Antes, como visto, o ensino jurídico estava
dividido em duas faculdades, a de Leis e a de Cânones que se concentravam,
respectivamente, nos estudos de Direito Romano (Corpus Iuris Civilis)
e de Direito Canônico (Corpus Iuris Canonici). O curso
de Direito apenas ampliou o estudo do Direito Romano ao estudo das Leis. O Direito
Canônico e a Filosofia ficaram por um longo tempo adstritos à Teologia. Nessa
época, as reflexões filosóficas sobre o Direito não estavam a cargo de
jurisconsultos, mas dos teólogos. Estes sempre atrelavam a religião às questões
que, a partir do século XVIII, passariam a ser da esfera temporal. Foi a época
áurea, no pensamento filosófico-jurídico, do jusnaturalismo escolástico que
subordinou nas Universidades a ética e o direito à Teologia. [15]
Porém, o contraste entre a esfera religiosa, ainda dominante,
e a visão racionalista pautada na lógica, gerava uma inquietação nos que
observavam o embate entre a “fé” e a “ciência”. O chamado “iluminismo
português” recebeu influências de nomes como Dom Luís da Cunha (1662 – 1749), [16]
Luiz Antônio Verney (1713 – 1792) [17]
e Sebastião José de Carvalho e Melo (1699 – 1782), [18]
homens que exerceram principalmente funções diplomáticas. Outros, como Antônio
Nunes Ribeiro Sanches (1699 – 1783), apesar de trazerem novas ideias de base
empirista e utilitarista, ao serem acusados de judaizantes, foram perseguidos
pela Santa Inquisição, enfatizando um choque entre ideias filosóficas e
interesses políticos. [19] Nos embates dos argumentos em defesa da
“ortodoxia” religiosa, ser politicamente “nacional” era uma forma de
fidelização para com o país e para com a Igreja. Na verdade, mais do que
fidelidade “dogmática a uma verdadeira fé”, e, independente de valores “certos”
ou “errados”, os interesses sempre se “vestiram” de ideologias, conservadoras
ou modernizantes. Os argumentos dos religiosos foram retoricamente eficientes,
pois não bastavam as acusações de “estrangeirados”, em vista de vínculos com
outros países europeus, quais fossem Inglaterra, Itália ou França, era
importante consternar as emoções populares para tentar impedir a modernização
“das luzes”. Para a população cristã católica e principalmente para o clero
daquela época, ser “reformista” [20]
ou “judaizante”, [21]
ou mesmo ser apenas um simpatizante, era uma séria acusação. Assim,
tal insatisfação clamava por mudanças “concretas”.
(Continua)
[1] Referente à reforma na educação com fins
notadamente políticos realizada pelo ministro plenipotenciário de Estado,
Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, que governou Portugal de 1750 a 1777 à
época de D. José I. D’AZEVEDO, J. Lucio. O
marques de pombal e a sua época. 2. ed. Rio de Janeiro: Anuário do Brasil;
Lisboa: Seara Nova; Porto: Renascença Portuguesa, 1922, p. 87 - 106.
[2] DIAS, José da Silva. Os descobrimentos e a problemática cultural do século XVI. Coimbra:
Universidade de Coimbra, 1973, p. 349-350.
[3] O Real Colégio das Artes e Humanidades foi
fundado pela iniciativa do infante D. Pedro e criado pelo rei D. João III em
1542 com o objetivo de preparar os futuros estudantes universitários das artes
liberais que, devido à falta de escolas desse nível, tinham que sair do país
para estudar em outros centros europeus. O Colégio começou a funcionar em 1547 e
depressa alcançou um enorme prestígio, não só em Portugal mas em toda a Europa,
em virtude da elevada qualidade do seu ensino. O ensino no Colégio das Artes
visava a formação moral e humanística dos jovens, sendo ministradas matérias
como a teologia, dogmática, escrituras, gramática, retórica, poesia, matemática, grego, hebraico, lógica e filosofia,
além de ler e escrever. Em 1555, a direção do Colégio das Artes é entregue à
Companhia de Jesus. Na sequência da expulsão dos jesuítas de Portugal, ordenada
pelo marquês de Pombal, em 1759, todos os professores do Colégio das Artes o
abandonaram rumo ao exílio. O Colégio veio a ser administrado diretamente pela
Coroa e passou a ser um dos novos estabelecimentos públicos de ensino
secundário criados pela reforma da educação. Em 1772, o Colégio perdeu sua
autonomia e passou para a dependência da Universidade de Coimbra, a qual também
iniciou a superintendência de todo o ensino em Portugal. Em 1832 D. Miguel
entregou-lhes novamente o colégio, mas em 1834 por causa da guerra civil, o
exército liberal os deportou para a Itália. Em 1837, deixou de funcionar. SANTOS, D. Colégio das Artes. Lisboa, 1963, p. 210
– 211. Disponível em:
.
[4] A Universidade de Coimbra é uma das mais
antigas e conceituadas universidades da Europa ainda em funcionamento. Após
várias transferências entre Lisboa e Coimbra, se estabeleceu em 1537
definitivamente em Coimbra por ordem de D. João III. Durante o período referido
neste estudo, nela funcionaram inicialmente a Faculdade de Cânones e a
Faculdade das Leis que , em 1836, foram fundidas na Faculdade de Direito.
Durante a reforma pombalina foram criadas as Faculdades de Matemática e de
Filosofia. Quando foi criada a Faculdade de Letras, esta herdou as instalações
da extinta Faculdade de Teologia. Hoje, possui oito Faculdades (Letras,
Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e
Ciências da Educação, e, Ciências do Desporto e Educação Física). Fonte: Sítio eletrônico da Univ.
Coimbra: .
[5] Os “estudos menores” correspondiam aos
estudos primário e secundário de Portugal. O Alvará de 28 de junho de 1759
ateve-se à sua reforma. Dentre as disposições que constituem a reforma
anunciada, determinou que houvesse “dois professores de retórica nas cidades de
Lisboa, Coimbra, Évora e Porto, e, um professor em cada cidade e vila cabeça de
comarca”, e após um ano e meio após a implantação das classes de retórica,
determinou que “ninguém seja admitido a matricular-se na Universidade de
Coimbra em alguma das ditas quatro faculdades maiores sem proceder exame de
retórica feito na mesma cidade de Coimbra”. O Alvará foi complementado com
severas e diretas “instruções para os professores de Gramática Latina, Grega,
hebraica, e de Retórica”. SILVA, Antonio Delgado da. Collecção da Legislação
Portugueza. Lisboa: Tipografia Maigrense, 1828. O texto completo deste Alvará,
e outros, encontra-se integralmente transcrito no sitio eletrônico:
.
[6] CARVALHO, José Murilo de. História
intelectual no Brasil: a retórica como chave de leitura. Topoi. Revista de História, v. 1. n. 1. p. 123-152, jan./dez. Rio
de Janeiro: UFRJ, 2000, p. 130.
[7] Ratio Studiorum (Ratio
et Instituto Studiorum Societas Jesu) constituiu-se numa
sistematização da pedagogia jesuítica contendo 467 regras cobrindo todas as
atividades dos agentes diretamente ligados ao ensino e recomendava, por
exemplo, que o professor nunca se afastasse da filosofia de Aristóteles e da
teologia tomista. Foi uma coletânea particular de experiências do Colégio de
Roma com adições de observações pedagógicas de diversos outros colégios, que
busca instruir rapidamente todo jesuíta docente sobre a natureza, a extensão e
as obrigações do seu cargo. Ela foi, na verdade, o regime escolar e, nessa
medida, também o plano de estudos, o código e o regulamento para as escolas
jesuítas. A Ratio surgiu com a necessidade de
unificar o procedimento pedagógico dos jesuítas diante da disseminação do
número de colégios confiados à Companhia de Jesus como base de sua expansão
missionária. O texto de 1563 tomou forma definitiva em 1591 e foi promulgada em
8 de janeiro de 1599. A Ratio Studiorum
assegurou inicialmente a propagação universal do livro didático De arte Rhetorica libri tres ex Aristotele,
Cicerone et Quintiliano do jesuíta português Cipriano Soares, publicado em
1562, até que foi substituído, ainda no período jesuítico, pelo livro A Arte da gramática do padre Manoel
Álvares. MENDES, Eliana Amarante de M. A
retórica no Brasil: um pouco da história. Revista latinoamericana de retórica.
v. 1. n. 1. mar. Buenos Aires: Asociación latinoamericana de retórica,
2013, p. 45, 54.
[8] André de Gouveia (1497 – 1548) foi um
humanista e pedagogo português do Renascimento. Depois de ter frequentado seis
anos de maitrise dès arts, no Colégio
de Santa Bárbara em Paris, fez o doutoramento em Teologia e, simultaneamente,
começou a lecionar no colégio. De 1529 a 1534, foi-lhe confiada a direcção do
Colégio de Santa Bárbara. Foi depois nomeado reitor da prestigiada Universidade
de Paris, em 1533. Regressou a Portugal a convite de D. João III, acompanhado
de um grupo de mestres estrangeiros, para dirigir o Real Colégio das Artes e
Humanidades em Coimbra. No entanto, permaneceu pouco tempo no cargo de reitor
do colégio: faleceu em Junho de 1548. SANTOS, D. Colégio
das Artes. Lisboa, 1963, p. 210 – 211. Disponivel em:
.
[9] Os docentes foram: João da Costa; Diogo de
Teive; os irmãos escoceses, Patrício e Jorge Buchanan; Arnaldo Fabrício; Elias
Vinet; Jacques Tapie e os franceses Nicolau de Grouchy e Guilherme de Guérente,
todos vindos de Bordeaux e, constituíram o grupo dos "bordaleses".
Cf. JACA, Carlos. Linhas Gerais sobre a
história da universidade conimbricense. Das suas origens à reforma
universitária pombalina em 1772. 4ª parte. Disponível em
. Acesso em: 28 jun.
2013.
[10] JACA, Carlos. Linhas Gerais sobre a história da universidade conimbricense. Das
suas origens à reforma universitária pombalina em 1772, Idem.
[11] A universidade de Évora em Portugal foi
fundada oficialmente pelo cardeal D. Henrique em 1559, a partir do Colégio do
espírito Santo e entregue à Companhia de Jesus, que a dirigiu por dois séculos.
Foi fechada em 1759 por ordem do Marquês do Pombal, quando da expulsão dos
jesuítas, e só reaberta em 1973 como Instituto Universitário de Évora até 1979
quando tomou lugar a nova Universidade de Évora. (Fonte: Universidade de Évora
).
[12] SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed. rev. e ampl.
Campinas, SP: Autores Associados, 2008, p. 82.
[13] WEHLING, Arno; WEHLING, Maria José C. de. Formação do Brasil Colonial. 2. reimp.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994, p. 287.
[14] MARTINS, Rui da Cunha. Portugal e Brasil:
modernidade e fronteiras. In: Anais do
III Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos. Porto Alegre:
PUCRS, (17 a 21 de agosto), 1998, p. 26-27.
[15] SILVA, Antonio Delgado da. Collecção da
Legislação Portugueza. Lisboa: Tipografia Maigrense, 1828, p. 81.
[16] Luís da Cunha nasceu em Lisboa em 25 de
Janeiro de 1662 e faleceu em Paris a 9 de Outubro de 1749. Foi um diplomata
português que serviu o rei D. João V. Estudou na Universidade de Coimbra, onde
se formou em Cânones (1686), tendo logo após sido nomeado desembargador da
Relação do Porto, e posteriormente, para a Relação de Lisboa. Em 1696 foi
nomeado como embaixador de Portugal em Londres, onde participou em importantes
negociações relacionadas com a intervenção portuguesa na Guerra da Sucessão
Espanhola, o acontecimento mais complexo da política internacional daquela
época. D. Luís da Cunha foi considerado como um estrangeirado em seu país.
Entre outras coisas, deplorava a ausência de uma comunidade reformada
(calvinista) em Portugal. Quando da ascensão ao trono do rei D. José I
enviou-lhe uma carta na qual sugeria ao rei dois homens de boa visão para o
coadjuvarem no Governo: Gonçalo Manuel Galvão de Lacerda e Sebastião José de
Carvalho e Melo, o futuro marquês de Pombal, que se podia destinar à pasta do
Reino. Dom Luís da Cunha defendeu a ideia da transferência da capital da
monarquia portuguesa da metrópole para o Brasil. Ao estabelecer-se no
"imenso continente do Brasil", o rei de Portugal deveria tomar o
título de "imperador do Ocidente". Esta ideia fora já apresentada
pelo padre António Vieira, na situação de emergência do período da Restauração
da Independência de Portugal, mas foi reiterada por Dom Luís da Cunha quando
não pendia ameaça iminente sobre a soberania portuguesa na metrópole. A ideia
dele visava buscar um meio de afirmação e engrandecimento do reino de Portugal
ao mesmo tempo em que garantia melhor a sua segurança na Europa. Cf. CUNHA. D.
Luís da. Instruções políticas. 1736.
Lisboa: Edições Abílio Diniz Silva, 2001.
[17] Luís António Verney (1713 —1792) foi um filósofo, teólogo, padre oratoriano, professor
e escritor português. Foi um dos maiores representantes do Iluminismo no país e
um dos mais famosos estrangeirados portugueses. Foi também autor do compêndio O Verdadeiro Método de Estudar (Valença, 1746) que foi revolucionário na pedagogia da época
pré-pombalina. Fontes: FUNDAÇÃO LUIS ANTONIO VERNEY. História. Vida e obra de Luis
Antonio Verney. Disponível em: .
TOBIAS, José Antônio. Introdução. História
das Ideias no Brasil. Estudo de problemas brasileiros. São Paulo: EPU,
1987, p. 92.
[18] Sebastião José de Carvalho e Melo (1699 – 1782)
que posteriormente, em 1979, tornou-se o Marquês de Pombal.
[19] SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed. rev. e ampl.
Campinas, SP: Autores Associados, 2008, p. 77.
[20] Reformista: partidário de ideias da Reforma
Protestante de Lutero, o reformismo. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo
Dicionário Aurélio da língua portuguesa.
3. ed. Curitiba: 2004, p. 1720.
[21] Judaizante: descendente biológico ou
seguidor, que observa, do judaísmo, ritos e leis da religião judaica. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo
Dicionário Aurélio da língua portuguesa.
3. ed. Curitiba: 2004, p.1160.
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