13 abril, 2011

Advogados vão às urnas escolher candidatos ao Quinto Constitucional do TRT-6


A OAB-PE realiza na próxima quinta-feira, dia 14 de abril, das 9h às 17h, as eleições diretas para a escolha da lista sêxtupla de candidatos ao cargo de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) pelo dispositivo do Quinto Constitucional. Pela primeira vez, no âmbito da Justiça Trabalhista, os seis advogados que vão compor a lista serão escolhidos pelo voto dos advogados. “É importante que todos os advogados pernambucanos estejam conscientes do quanto é fundamental comparecer às urnas e votar nos seis candidatos. O Quinto Constitucional é um direito nosso, mas que a participação da advocacia nesse processo só faz fortalecê-lo. Todos devem participar e não só aqueles que militam na área trabalhista”, ressalta o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano.


Em artigo publicado no início do ano na imprensa pernambucana, o presidente explicou o porquê de a OAB-PE ter instaurado o processo de consulta direta aos advogados também para as eleições do TRT-6 (leia aqui). A votação acontecerá de forma totalmente eletrônica através de urnas disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). No Recife, a votação será feita no Clube Internacional do Recife – na Rua Benfica, 505 – Madalena. No interior, as eleições acontecem nas sedes das Subseccionais. “Com o processo totalmente eletrônico, garantimos não só mais agilidade na votação, uma vez que serão escolhidos seis nomes, como também mais segurança na apuração”, ressalta o presidente Henrique Mariano. Nos locais de votação, serão afixados banners e cartazes com o nome, foto e número de cada candidato para que também não haja qualquer problema.


Antes das eleições, porém, a OAB-PE realizou uma série de debates com os candidatos inscritos. Na segunda-feira, o evento aconteceu em Petrolina; na terça, no Recife e, na quarta, em Caruaru. Em todos eles, os 17 candidatos compareceram para serem ouvidos pelos advogados. “Tivemos uma participação de uma parcela significativa da advocacia que percebeu a importância do momento. E todos os candidatos, mesmo sendo muitos, tiveram a oportunidade de se apresentar e mostrar suas idéias para aqueles que vão decidir que vai compor a lista sêxtupla”, ressalta o presidente da Comissão Eleitoral do Quinto Constitucional e conselheiro da OAB-PE, Daniel Araújo. No site da OAB-PE, é possível conhecer o perfil dos candidatos com foto, nome e número para ser votado.

Fonte: OAB/PE

Nenhum comentário: